• M

Divisão de Peixes

dasd

A coleção da Divisão de Peixes (Departamento de Ciências Biológicas) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), estado da Bahia (nordeste do Brasil) foi iniciada em 1988. Até a presente data, são mais de 17.000 lotes de espécies de peixes marinhos e dulcícolas coletadas principalmente na Bahia, todos preservados em álcool 70%.

d

A maior representatividade da coleção em número de lotes e exemplares é de peixes ósseos (Teleostei) com pequena contribuição de Chondrichthyes e Agnatha. Alguns lotes foram coletados no exterior, vários em outras unidades da federação. No Brasil, esta coleção é a mais representativa das espécies de peixes que ocorrem na Baía de Todos os Santos e dos ambientes dulcícolas da Bahia. Holótipos ainda não existem mas estão disponíveis alguns parátipos. Estudos sobre taxonomia, alimentação, morfometria, entre outros, com base em material depositado na coleção são realizados, apresentados em eventos e publicados em periódicos nacionais e internacionais.

pou9
Pirambeba (Serrasalmus brandti), coletada na Bahia (foto: Jailza T. Oliveira-Silva).


oll
Tapa (Syacium micrurum), coletado na Bahia (foto: Jailza T. Oliveira-Silva).


tew
Polymixia lowei (sem nome popular na Bahia), vive na plataforma continental e talude superior (foto: Jailza T. Oliveira-Silva).


uyu

Coordenador da divisão/curador da coleção didática: Paulo Roberto Duarte Lopes
     Contato: 

ydty
Recomendar esta página via e-mail: