• M

Divisão de Educação, Acervo Didático e Divulgação

f

A Divisão de Educação, Acervo Didático e Divulgação/DEADD destina-se ao desenvolvimento de atividades expositivas e educacionais, cujo acervo está constituído de materiais referentes às Ciências Biológicas, em especial na área da Zoologia, atuando como espaço não formal de educação e divulgação científica junto às escolas e à comunidade em geral.



A partir de visitas agendadas e orientadas, o público estudantil participa e interage com os temas em exposição, tornando o conhecimento científico mais acessível à população. A DEADD desenvolve um conjunto de ações processuais e contínuas, através do Programa Institucional de Extensão intitulado “Educação não-formal no Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Feira de Santana: divulgação e popularização do conhecimento científico zoológico”, consolidando-se como espaço de disseminação de saberes científicos no âmbito da UEFS, fortalecendo assim a popularização da Ciência. Além disso, promove uma comunicação dialógica entre as unidades escolares e o museu, colaborando para a formação do espírito científico de estudantes e, em especial, dos professores da educação básica, que são os principais agentes do processo educacional.


Visando concretizar os saberes curriculares a serem aplicados pelos docentes em sala de aula, a DEADD confecciona, para empréstimo, materiais pedagógicos diversos que complementam os conteúdos disciplinares. Tais objetos são utilizados, pela comunidade estudantil em projetos educacionais a exemplo do PIBID/UEFS e também em aulas práticas das disciplinas zoológicas.



O acervo da DEADD está constituído por aproximadamente 150 peças que englobam materiais taxidermizados, réplicas de animais recentes e fósseis, espécimes em via úmida, esqueletos ligamentários, crânios e pós-crânios de diferentes vertebrados, além de maquetes biológicas, banners, folhetos, cartilhas, livros, materiais gráficos, filatelia, mídia digital (CD’s, DVD’s), todos relacionados com o conteúdo zoológico.


Na DEADD, as exposições têm caráter de longa e curta duração, estas últimas alinhadas com as temáticas desenvolvidas pelos eventos nacionais de natureza científica, a exemplo da Semana e Primavera de Museus (IBRAM) e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (MCTIC), além de eventos externos no município de Feira de Santana.

Exposição temporária

Através dos programas PIBEX e Bolsa Acadêmica, graduandos do curso de Ciências Biológicas aprimoram a sua formação desenvolvendo atividades de mediação entre o MZFS e o público visitante, contribuindo para sua formação futura enquanto biólogos. Durante o período de 2012 a 2017, o público visitante registrado pela DEADD somou 3.200 pessoas, englobando visitas espontâneas e visitas agendadas pela rede pública e/ou particular de ensino de Feira de Santana e microrregião, além de Graduandos de diversas universidades brasileiras.



FDJG

Coordenadora da divisão/curadora da coleção didática: Dra. Maria Celeste Costa Valverde.
Contato: lamver_uefs@hotmail.com

ryht
Recomendar esta página via e-mail: