• M
  • Imagem banner museu zoologia
  • Imagem banner museu zoologia

Divisão de Educação, Acervo Didático e Divulgação

f

m. dfd bv

A Divisão de Educação, Acervo Didático e Divulgação/DEADD destina-se ao desenvolvimento de atividades expositivas e educacionais, cujo acervo está constituído de materiais referentes às Ciências Biológicas, em especial na área da Zoologia, atuando como espaço não formal de educação e divulgação científica junto às escolas e à comunidade em geral.

k err few hygv vfxx

A partir de visitas agendadas e orientadas, o público estudantil participa e interage com os temas em exposição, tornando o conhecimento científico mais acessível à população.

VFF ter   aas est ew
aa sc zdf  c fg

A DEADD desenvolve um conjunto de ações processuais e contínuas, através do Programa Institucional de Extensão intitulado “Educação não-formal no Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Feira de Santana: divulgação e popularização do conhecimento científico zoológico”, consolidando-se como espaço de disseminação de saberes científicos no âmbito da UEFS, fortalecendo assim a popularização da Ciência. Além disso, promove uma comunicação dialógica entre as unidades escolares e o museu, colaborando para a formação do espírito científico de estudantes e, em especial, dos professores da educação básica, que são os principais agentes do processo educacional.

czsd ex
hhj
kho sds
FERF
po
yfug
dsad DSF fhfgty rrt iui
Diversas ações proposta pela DEADD

Visando concretizar os saberes curriculares a serem aplicados pelos docentes em sala de aula, a DEADD confecciona, para empréstimo, materiais pedagógicos diversos que complementam os conteúdos disciplinares. Tais objetos são utilizados, pela comunidade estudantil em projetos educacionais a exemplo do PIBID/UEFS e também em aulas práticas das disciplinas zoológicas.

, n
gfd bjkbj
Replicas confeccionadas na divisão

O acervo da DEADD está constituído por aproximadamente 150 peças que englobam materiais taxidermizados, réplicas de animais recentes e fósseis, espécimes em via úmida, esqueletos ligamentários, crânios e pós-crânios de diferentes vertebrados, além de maquetes biológicas, banners, folhetos, cartilhas, livros, materiais gráficos, filatelia, mídia digital (CD’s, DVD’s), todos relacionados com o conteúdo zoológico.

sAD
hvm dgrf sadad
Acervo da DEADD

Na DEADD, as exposições têm caráter de longa e curta duração, estas últimas alinhadas com as temáticas desenvolvidas pelos eventos nacionais de natureza científica, a exemplo da Semana e Primavera de Museus (IBRAM) e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (MCTIC), além de eventos externos no município de Feira de Santana. Através dos programas PIBEX e Bolsa Acadêmica, graduandos do curso de Ciências Biológicas aprimoram a sua formação desenvolvendo atividades de mediação entre o MZFS e o público visitante, contribuindo para sua formação futura enquanto biólogos. Durante o período de 2012 a 2017, o público visitante registrado pela DEADD somou 3.200 pessoas, englobando visitas espontâneas e visitas agendadas pela rede pública e/ou particular de ensino de Feira de Santana e microrregião, além de Graduandos de diversas universidades brasileiras.

kjoik sas sad ffgff
Visita ao Museu de Zoologia da UEFS

FDJG

Coordenadora da divisão e curadora da coleção didática: Dra. Maria Celeste Costa Valverde.
Contato: lamver_uefs@hotmail.com

ryht
Recomendar esta página via e-mail: