• M

Divisão de Anfíbios e répteis

VGH

A Divisão Anfíbios e Répteis (DAR) tem a finalidade de estudar os anfíbios e répteis dos diferentes biomas brasileiros, principalmente do bioma Caatinga, onde boa parte do estado da Bahia está incluído. Nesta Divisão estão alocadas as coleções de Anfíbios e Répteis. A coleção de anfíbios conta com 5021 espécimes de adultos, representados por 17 famílias, e 1429 lotes de girinos, representados por 14 famílias, ocorrentes nos diferentes biomas da região nordeste.

GH
Bokermannohyla capra

Em conjunto com a coleção de anuros adultos, há banco de dados de registros sonoros composto por mais de 1.000 espécimes gravados em campo, pertencentes a 137 espécies de anuros. Todos os trechos gravados estão digitalizados e numerados, juntamente com os dados de campo e o número do indivíduo de coleção do DAR-MZFS, quando o indivíduo é coletado. A coleção de Répteis é ainda incipiente. Atualmente, é composta por 10 espécimes de lagartos, representados em 3 famílias, e 21 espécimes de serpentes, representados em 4 famílias. Em 2015, deu-se início a uma coleção de tecidos, visando contribuir principalmente com trabalhos taxonômicos. Esta coleção de tecidos hoje está composta por amostras de 285 espécimes, principalmente anuros.

D\A
Diploglossus lessonae

As Coleções de Anfíbios e Répteis são utilizadas para o desenvolvimento de diversos estudos em sistemática, morfologia e conservação, abrangendo a elaboração de monografias de conclusão de curso de graduação e dissertações e teses pós-graduação de diferentes Instituições de Ensino. Além destes estudos que muitas vezes incluem material de outras coleções, a DAR é visitada por biólogos para identificação de material. A equipe permanente é composta pela Profa. Dra. Flora Acuña Juncá (coordenadora e curadora das coleções) e pela Bióloga Especialista Maria da Conceição Lago Carneiro. Ainda conta com uma equipe de alunos de pós-graduação e graduação, que vem desenvolvendo estudos com anuros, em temas de bioacústica, ecologia, comportamento e sistemática.

sf

   Coordenadora da divisão/curadora da coleção didática: Dra. Flora Acuña Juncá
     Contato: florajunc@gmail.com

-=


Recomendar esta página via e-mail: